Secretaria da Saúde apresenta Linhas de Cuidado Prioritárias do Paraná a gestores do SUS

06/12/2023
A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta quarta-feira as seis Linhas de Cuidado Prioritárias do Paraná e inovações delas durante o evento “Saúde em Movimento”, promovido pela pasta em Foz do Iguaçu. As linhas são Saúde Materno-Infantil, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, Saúde Mental, Saúde da Pessoa com Deficiência e Atenção às Condições Crônicas. O objetivo principal é estabelecer diretrizes em todo o Estado para fortalecer a Atenção Primária, que atua de maneira integrada à Atenção Ambulatorial e Hospitalar. As linhas foram apresentadas pelas técnicas Carolina Poliquesi, Fernanda Crosewski, Caren Cristiane Muraro, Suelen Letícia Gonçalo, Aline Jarschel de Oliveira e Rejane Cristina Teixeira Tabuti. De maneira geral, elas apontam processos de organização da rede de atendimento, protocolos, estratificação de risco e ações para mapeamento de dados. Durante o evento foram citadas medidas da Secretaria Estadual em cada uma das linhas ao longo dos últimos anos, além da regionalização promovida com o Planejamento Regional Integrado. Também foi destacada a inovação com a elaboração e distribuição das novas cadernetas de saúde da Pessoa Idosa, da Criança e da Gestante, lançadas este ano e enviadas aos municípios. As apresentações foram mediadas pela representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná e secretária municipal da Saúde de Pinhais, Adriane da Silva Jorge Carvalho. O evento reúne em Foz do Iguaçu cerca de dois mil gestores do SUS. (Repórter: Gustavo Vaz)