Secretaria da Saúde alerta sobre prevenção e controle do diabetes

13/11/2020
Ao se referir ao Dia mundial e Nacional de Diabetes, celebrado neste sábado dia 14 de novembro, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, disse que neste momento de pandemia as pessoas que vivem com o diabetes não devem se descuidar, precisam intensificar os cuidados e as medidas de proteção.
Segundo ele, os serviços de saúde nas áreas da Atenção Primária, Laboratorial e Hospitalar seguem os atendimentos e tratamentos com diabetes de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pela pandemia.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que no Paraná cerca de 82% dos mais de 5 mil óbitos pela Covid-19 apresentavam um fator de risco associado, sendo que em aproximadamente 32% tinham o diabetes presente.
Todas as orientações foram aprovadas pelo COE, o Comitê de Operações em Emergências e seguem válidas e estão publicadas no site da Secretaria saúde.gov.pr.br .
O Dia Mundial do Diabetes envolve a maior campanha mundial de conscientização sobre a doença. O tema do Dia Mundial da Diabetes de 2020 é “O enfermeiro e a Diabetes”, destacando o papel desse profissional no tratamento da doença. Tanto na realização da consulta de enfermagem como em todo o processo da educação em diabetes, com orientações sobre autocuidado e prevenção de complicações da doença.
A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue, onde as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose.
A coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa, Elaine Vieira, destaca a importância do tratamento da doença. //SONORA ELAINE VIEIRA//
A enfermeira e chefe da Divisão de Prevenção e Controle das Doenças Crônicas, Rejane Tabuti, destaca que com diagnóstico precoce é possível inclusive reverter a doença, com mudança dos hábitos alimentares e prática de atividade física.

No período de 2014 a 2018 as Doenças Crônicas Não Transmissíveis foram responsáveis por mais da metade das mortes no Paraná, tendo como causas as doenças do aparelho circulatório, as neoplasias malignas, o diabete mellitus e as doenças respiratórias crônicas. Sendo que aproximadamente 42% desses óbitos ocorreram na faixa etária de 30 a 69 anos, classificadas como mortes prematuras. O diabetes ocupa o terceiro lugar entre estas causas. (Repórter: Flávio Rehme)