Secretaria da Educação do Paraná amplia número de escolas com Tutoria Pedagógica

13/08/2019
A secretaria de Estado da Educação e do Esporte ampliou o projeto Tutoria Pedagógica. Quando ele foi implantado, em março deste ano, impactava cerca de mil escolas e agora são quase 1.700. A iniciativa tem como objetivo melhorar o processo de ensino e aprendizagem, combater o abandono escolar e diminuir os índices de reprovação na rede estadual de educação. A tutoria tem encontros periódicos nas instituições de ensino entre equipes pedagógicas, da direção e de técnicos dos Núcleos Regionais de Educação. O objetivo é que os técnicos contribuam para a gestão escolar e o desenvolvimento de ações pela qualificação de diretores e pedagogos, que podem oferecer subsídios na elaboração de uma boa aula, com foco no aprendizado dos alunos. A tutora do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, Lorena Cristine Ribeiro Rocha, explica que a ideia é que aconteça uma troca entre o profissional do núcleo e a equipe da instituição de ensino, pois cada colégio tem uma realidade própria.// SONORA LORENA CRISTINE RIBEIRO ROCHA//Um exemplo de ação que a tutora ajudou a desenvolver foi o projeto Futuro Brilhante, implantado na Escola Estadual de Capinzal Eurides Martins, em Piraí do Sul. A ação, coordenada por uma professora de Matemática, consiste no envio de desafios por WhatsApp aos alunos, criados com base na Prova Paraná. Os estudantes têm um prazo para responder à professora, que retoma o problema na aula seguinte, para contemplar também os alunos que não têm acesso à internet em casa. O diretor da escola rural, Paulo Henrique Capillé Fernandes, conta que enxerga a tutoria de forma positiva.// SONORA PAULO HENRIQUE CAPILLÉ FERNANDES//Outra escola que relata uma boa experiência com a Tutoria Pedagógica é o Colégio Estadual Rui Barbosa, em Japurá, no Noroeste do Estado, que além de proporcionar um fortalecimento pedagógico da equipe, conseguiu se aproximar do Núcleo Regional de Educação. (Repórter: Priscila Paganotto)