Secretaria da Cultura inaugura sete escritórios regionais e fortalece descentralização

10/07/2024
A primeira semana do mês de julho marcou um importante passo para a descentralização das políticas públicas do setor cultural no Paraná. A Secretaria de Estado da Cultura inaugurou oficialmente sete escritórios regionais, os chamados Núcleos Regionais de Cultura. Eles são braços da pasta para atender com maior proximidade e agilidade as demandas de todas as macrorregiões do Estado, ampliando o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais. A iniciativa contou com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que articulou a instalação dos escritórios em câmpus das universidades estaduais nos municípios de Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. No Norte Pioneiro, o município de Jacarezinho recebeu uma extensão da unidade de Londrina. Francisco Beltrão completa os sete escritórios regionais. Os eventos foram marcados por uma expressiva participação das comunidades locais, representadas por artistas de diferentes linguagens, produtores e produtoras culturais, gestores e gestoras de espaços culturais independentes, gestores e gestoras municipais de cultura, conselheiros membros do Conselho Estadual de Cultura e comunidades acadêmicas. Os sete Núcleos Regionais de Cultura já estão em funcionamento, das oito horas e 30 minutos da manhã às 12 horas e de uma hora e 30 minutos da tarde às seis horas da tarde, de segunda a sexta-feira. Acesse o site oficial da Cultura Paraná e confira todos os endereços e informações de contato de cada um dos sete Núcleos Regionais de Cultura. (Repórter: Victor Luís)