Secretaria Nacional de Segurança Pública recebe demandas dos estados do Sul

06/11/2020
A comitiva da Senasp, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que está no Paraná com o projeto Senasp Itinerante, recebeu os secretários de Segurança Pública, comandantes-gerais das Polícias Militares e delegados-gerais de Polícia Civil do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. O encontro, que acontece em Curitiba, começou quarta-feira e tem como objetivo debater ações e boas práticas futuras para a área. A iniciativa também vai permitir a troca de informações entre os órgãos da segurança no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A pauta das reuniões de quinta-feira envolveu gestão estratégica contra o crime organizado e investimentos em tecnologia, equipamentos e infraestrutura para os profissionais. Os três encontros foram presididos pelo secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim. Os secretários estaduais apresentaram um panorama geral das gestões e modelos de atuação nos respectivos estados.
Para o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, a integração é fundamental para alcançar melhores resultados. Ele citou a ações conjuntas, como a Operação Divisas Integradas, e falou também sobre projetos da secretaria focados na preservação da saúde mental dos policiais, agentes e peritos, com o anúncio de contratação de profissionais para prestar assistência aos integrantes dos órgãos de segurança pública. //SONORA ROMULO MARINHO SOARES//
O vice-governador e secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, destacou operações integradas em andamento, demonstrando a gestão aplicada naquele estado, além de uma amostragem com estatísticas de criminalidade.
O secretário da Segurança Pública e delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, destacou a importância da saúde mental, as ações integradas e o compartilhamento de dados entre os estados, principalmente entre as instituições de Polícia Judiciária, para alavancar investigações e prisões de autores de crimes.
Os comandos das Polícias Militares de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná explanaram ao coronel Paim sobre a importância da tecnologia aplicada a soluções de segurança pública, por meio de T.I, sistemas integrados, e também sobre o trabalho do Serviço de Inteligência das corporações militares no combate ao crime organizado.
Pela Polícia Militar do Paraná, o chefe do Estado-Maior, coronel Vanderley Rothenburg, destacou o apoio da Senasp pelos investimentos feitos principalmente ao Batalhão de Polícia de Fronteira, o BPFron, que atua na faixa de divisa com o Paraguai e Argentina. //SONORA VANDERLEY ROTHENBURG//
Outro foco do encontro foi uma padronização na forma de registros dos crimes, projetos para análises de provas criminais de uma forma integrada com outros estados, e maior atenção para a área de inteligência e tecnologia, que poderão contribuir para que a polícia judiciária dos três estados da região Sul consiga melhorar os indicadores criminais. (Repórter: Flávio Rehme)