Secretaria Estadual de Saúde apresenta relatório do período de janeiro a abril na Assembleia Legislativa

04/06/2019
A Secretaria de Estado da Saúde apresentou nesta terça-feira, aos deputados que fazem parte da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o relatório das atividades nos quatro primeiros meses deste ano. De um orçamento previsto de 5 bilhões e 500 milhões de reais para este ano, ainda dependendo da arrecadação do Estado, a secretaria aplicou, até o final de abril, 1 bilhão e 300 milhões de reais. O orçamento foi elaborado pela gestão anterior. Isso significa a aplicação de cerca de 10% da receita líquida de impostos em ações e serviços públicos de saúde. De acordo com a Constituição Federal, o Estado precisa aplicar 12% em saúde, mas esse percentual, segundo o diretor-geral da Secretaria, Nestor Werner Junior, deve ser alcançado até o fim do ano.
Com relação aos restos a pagar de exercícios anteriores, a atual administração recebeu dívidas de mais de 529 milhões de reais. Até o final do primeiro quadrimestre, a Secretaria da Saúde havia pago 211 milhões, restando ainda 318 milhões. Werner destacou o trabalho que vem sendo feito no planejamento integrado de ações da saúde com os municípios, o que deve compor o Plano Estadual de Saúde, que está em elaboração. Ele destacou ainda o fortalecimento da regulação do acesso aos serviços do SUS, o que está sendo feito em parceria entre a Secretaria e a Escola de Saúde Pública, evitando gastos de 5 milhões de reais, como estava previsto inicialmente. O diretor destacou conquistas importantes da Secretaria da Saúde. Entre elas, está a ouvidoria da instituição, que atingiu a meta, neste quadrimestre, de instalar ouvidorias em todos os 399 municípios do Paraná, e passou a receber denúncias e fazer contatos por Whatsapp. A medida é uma importante contribuição para a agilidade no atendimento. (Repórter: Rodrigo Arend)