Secretaria Estadual da Saúde quer busca ativa de público alvo da vacina contra a gripe

04/05/2019
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, junto com os municípios paranaenses, realizou neste sábado o Dia D da vacinação contra a gripe. O secretário da Saúde, Beto Preto, fez a abertura das atividades em todo o Estado com uma ação na sede da 16ª Regional de Saúde, em Apucarana, no Norte do Paraná.
Ele vacinou crianças e idosos e fez um apelo a todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado para promoverem uma busca ativa do público alvo até o dia 31 deste mês , quando termina a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
O secretário Beto Preto afirmou que vacinar é um ato de cuidado do cidadão com toda a comunidade. // SONORA BETO PRETO // A meta da Secretaria da Saúde, com apoio dos municípios, é garantir a imunização dos grupos prioritários, ou seja, crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas, professores, idosos, a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A Secretaria fez a distribuição das doses e os municípios usaram diferentes estratégias para atingir o público alvo. O Paraná vacinou até o início deste sábado cerca de 38% do público alvo, ou seja, aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas. A expectativa é de que o dia D aumente consideravelmente esse percentual. Os municípios enviarão os dados para a Secretaria e o balanço do Estado deve ser divulgado nos próximos dias. (Repórter: Rodrigo Arend)