Secretaria Estadual da Saúde faz compra de remédios para evitar desabastecimento

07/05/2019
A Secretaria de Estado da Saúde está fazendo compras emergenciais de alguns medicamentos para evitar que pacientes tenham que interromper tratamentos graves. Os produtos deveriam ser fornecidos pelo Ministério da Saúde, responsável pelo suprimento de 112 medicamentos, que são comprados de forma centralizada e distribuídos para todos os estados. Porém, o Ministério não está fazendo a entrega de vários produtos e existe o risco de desabastecimento de 19 medicamentos. Para atender aos pacientes, o Governo do Paraná está investindo mais de 5 milhões de reais para adquirir alguns lotes de remédios. Sem esta medida, cerca de 20 medicamentos já estariam esgotados nas próximas semanas. O diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, destacou que Paraná se organizou para lidar com a situação emergencial. // SONORA NESTOR WERNER JUNIOR //
Apesar da medida, o Estado espera que o Ministério da Saúde recomponha os estoques e volte a atender normalmente a demanda de produtos. Dos 19 medicamentos em risco, 15 têm alternativa terapêutica prevista nos protocolos clínicos do Ministério da Saúde. Por isso, os pacientes estão sendo orientados a buscar junto ao médico a possibilidade de substituição. A Secretaria da Saúde possui sistema de informação contendo o cadastro de todos os pacientes e acompanha, em tempo real, toda a movimentação de estoque das Farmácias das Regionais de Saúde e dos municípios, o que permite inclusive remanejar produtos, se for necessário. Além disso, a Secretaria tem enviado ofíciais para o Ministério da Saúde, alertando para os riscos do desabastecimento, também levou a situação para conhecimento da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná, o que resultou em documento encaminhado ao Ministro da Saúde, e tem discutido o tema junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde, já que a situação afeta a todos os estados. (Repórter: Rodrigo Arend)