Saúde retoma discussão do Planejamento Regional Integrado na Macrorregião Oeste

25/10/2021
A Secretaria de Estado da Saúde retomou a discussão do PRI, Planejamento Regional Integrado, na Macrorregião Oeste nesta segunda-feira, em Foz do Iguaçu. O objetivo da oficina é debater, em todo o Estado, o alinhamento, análise e diagnóstico da Saúde, para que cada Região elabore um Plano Regional e Macro, voltado para o fortalecimento e reorganização da Rede de Atenção à Saúde.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, os trabalhos, iniciados em 2019, vão possibilitar a formalização de diretrizes e eixos que vão nortear as ações e investimentos em Saúde no Paraná, com foco na regionalização.// SONORA BETO PRETO.//

O trabalho é coordenado pelo Grupo Condutor Estadual, formado por representantes da Sesa e do Conselho de Secretarias Municipais da Saúde do Paraná, em articulação com os municípios e participação da União, a partir da configuração das regiões de saúde definidas na Comissão Intergestores Bipartite.

O diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior, destacou que com a diminuição dos casos de Covid-19, a regionalização vai voltar ao foco das ações da saúde.// SONORA NESTOR WERNER FILHO.//

As oficinas do PRI também incluem discussões voltadas para o enfrentamento da Covid-19 e as ações no pós-pandemia. Segundo Beto Preto, as sequelas em pessoas infectadas e a demanda reprimida de procedimentos que foram paralisados durante o enfrentamento devem ser colocadas como prioridade.

A Macrorregião Oeste é composta por 94 municípios entre a 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, a 8ª Regional de Francisco Beltrão, a 9ª Regional de Foz do Iguaçu, a 10ª Regional de Cascavel e a 20ª Regional de Saúde de Toledo.

As oficinas começaram na semana passada na Macrorregião Noroeste, em Maringá, e na Macrorregião Norte, em Londrina. A programação ainda inclui a última oficina em Paranaguá, na Macrorregião Leste, nesta quinta e sexta-feira. (Repórter: Felippe Salles)