Saúde reforça ações da campanha Paraná Rosa em Londrina, no Norte do Estado

21/10/2021
A Secretaria de Estado da Saúde, Sesa, reforçou as ações de cuidados com a saúde da mulher, ligadas à campanha Paraná Rosa, durante o evento do Planejamento Regional Integrado, nesta quarta-feira, em Londrina. A iniciativa, que já está na 3ª edição, busca prevenir o câncer de mama e colo do útero, além de outras doenças que colocam em risco a saúde das mulheres.

A campanha é uma iniciativa da Sesa e da Superintendência Geral de Ação Solidária, idealizada pela presidente do Conselho de Ação Solidária e primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, dentro das ações do Outubro Rosa. Neste ano, o tema da campanha é “Cuide-se, ame-se, previna-se”.

De acordo com Luciana, a campanha segue a mesma estratégia do Governo do Estado, de regionalização do atendimento à saúde.// SONORA LUCIANA SAITO MASSA.//

Com a pandemia da Covid-19, o Paraná registrou uma redução de 45% no número de mamografias realizadas. Ao todo, mais de 150 mil exames deixaram de ser realizados em 2020. O Governo do Estado conta com 184 mamógrafos no Sistema Único de Saúde, sendo que o teste é gratuito e oferecido em diversos municípios que integram as 22 Regionais de Saúde.

Para o secretário Beto Preto, o Paraná Rosa é uma proposta importante e voltada para chamar a atenção para o cuidado com a saúde das mulheres, principalmente neste momento em que é registrado uma redução na procura por exames que previnem e salvam vidas.

No evento, a diretora de Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti Lopes, falou sobre a inclusão de ações voltadas para a Saúde da mulher no Planejamento Regional Integrado.// SONORA MARIA GORETTI LOPES.//

Este reforço nas ações busca conscientizar a população sobre os sinais, sintomas e medidas de proteção contra os cânceres, além de disponibilizar acessos aos serviços de diagnóstico e tratamento precoce de doenças.

Este ano, a Sesa lançou o desafio dos 21 dias com dicas de hábitos saudáveis para que as mulheres adotem essas atividades em sua rotina. As informações podem ser consultadas no site paranarosa.pr.gov.br. (Repórter: Felippe Salles)