Saúde promove seminário para aprimorar cuidados na rede de urgência e emergência

30/04/2024
Com o objetivo de capacitar e padronizar os protocolos de atendimento de toda a Rede de Urgência e Emergência do Estado, a Secretaria de Saúde do Paraná, por meio da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, realizou nesta terça-feira o 2º Seminário – Rede de Urgência e Emergência dos Campos Gerais. O evento reuniu cerca de 480 médicos, enfermeiros, gestores e profissionais assistenciais da Rede de Urgência e Emergência dos municípios de abrangência da Macrorregião Leste, além da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. O evento abordou temas que envolvem a Central de Regulação de Leitos do Estado, Central de Regulação de Urgência do SAMU, projeto dos Centros de Trombólise no Paraná, protocolo de Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, além de experiências exitosas em urgências psiquiátricas. Tendo em vista que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no Brasil e no mundo, o seminário tratou, também, da importância do uso em tempo adequado do medicamento Tenecteplase. Esta medicação foi incorporada e custeada 100% pelo Governo do Estado a partir de 2020. Desde então, 933 ampolas já foram utilizadas em pacientes graves, totalizando um investimento superior a 6 milhões e 800 mil reais. Somente neste ano, 124 ampolas foram administradas em todo Paraná. O medicamento está disponível nas 59 unidades de suporte avançado do SAMU e nos seis helicópteros aeromédicos do Estado. (Repórter: Gustavo Vaz)