Saúde capacita servidores sobre controle e avaliação do panorama orçamentário

27/11/2023
A Secretaria Estadual da Saúde deu início nesta segunda-feira a uma capacitação direcionada a técnicos e servidores da área de execução orçamentária, nas esferas estadual e municipais. Com a participação de mais de 200 profissionais, o propósito é aprimorar e atualizar o uso do Siops, o Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde, especialmente diante da implementação de novos padrões contábeis estabelecidos pela Secretaria do Tesouro Nacional, conforme destacou o secretário da Saúde, Beto Preto, na abertura do evento. A capacitação conta com o apoio do Fundo Estadual de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná. Para o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Adriano Rissati, esta é uma ferramenta que permite maior controle e avaliação de todo o panorama orçamentário. O Siops é um instrumento para o acompanhamento e monitoramento dos valores destinados pelos entes federados em Ações e Serviços Públicos de Saúde para verificar a aplicação mínima de recursos. Para o coordenador estadual do Siops, Mário Martins Junior, a capacitação permite manter os servidores atualizados, fortalecendo o controle orçamentário em todo o Estado. A capacitação segue até essa terça-feira. (Repórter: Nathália Gonçalves)