Sanepar vistoria ligações de esgoto de 5 mil imóveis e capacita agentes em Londrina

03/06/2024
Técnicos a serviço da Sanepar vão vistoriar cinco mil imóveis de Londrina. O trabalho consiste na verificação do destino dado para o esgoto. Situações como o lançamento de água de chuva na rede de esgoto ou de esgoto na rede pluvial devem ser regularizadas, sob pena de sanções administrativas e legais. O gerente geral da Sanepar na região, Antônio Gil Gameiro, resume os requerimentos de uma ligação correta. // SONORA ANTONIO GIL GAMEIRO //

As vistorias são feitas por técnicos uniformizados e identificados da empresa JPR. Após o morador conferir os dados que a equipe já tem em mãos e permitir o acesso ao imóvel, são vistoriados banheiros, cozinhas e áreas de serviço, além de ralos e calhas nos quintais. Para saber o destino dado para o esgoto, os técnicos lançam corantes a base de água, ou seja, biodegradáveis, nas pias, vasos sanitários e ralos. O caminho é acompanhado pela equipe, sincronizada por rádio, entre o lançamento dentro do imóvel e a passagem pela rede coletora, galeria ou sarjeta. As irregularidades são anotadas num formulário de notificação e direcionam a segunda vistoria, feita num prazo de 60 dias. Cerca de 100 agentes municipais, ligados à Secretaria de Saúde, também devem participar do Curso de Facilitadores em Saneamento promovido pela Sanepar em Londrina. A primeira turma, com cerca de 30 alunos, será nesta terça-feira, com aula teórica, durante a manhã, e visita técnica à tarde. O objetivo é que o agente de saúde tenha maior conhecimento sobre o saneamento, entendendo os quatro eixos que o integram: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbanos. A visita técnica será realizada na Estação de Tratamento de Água Tibagi. (Repórter: Gustavo Vaz)