Sanepar participa de interiorização do Governo do Estado em Cascavel

07/02/2019
O Governo do Paraná realiza até esta sexta-feira o programa de interiorização das ações do Estado em Cascavel, no Oeste. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, presidentes de empresas públicas e autarquias e de secretários de Estado estão na cidade para atender prefeitos e ouvir a população. A transferência da sede do Executivo Estadual para Cascavel coincide com o Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do calendário agropecuário nacional. Diversos setores do Governo Estadual participam do evento, entre eles, a Sanepar que mantém o ônibus EcoExpresso para mostrar o caminho da água do rio ao rio, com ajuda de maquete interativa. O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, está presente na interiorização do Governo em Cascavel. De acordo com ele, a intenção é aproveitar o evento para estreitar o contato com lideranças e prefeitos da região. Claudio Stabile ressaltou que o objetivo é reforçar o papel da Companhia de levar saúde à população por meio dos serviços de água potável e coleta e tratamento de esgoto, além do gerenciamento de resíduos.// SONORA CLAUDIO STABILE.// Cascavel é a segunda melhor cidade brasileira em saneamento, conforme o último ranking do saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, a partir de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento de 2016, do Ministério das Cidades. Neste mesmo ranking, Curitiba se mantém como a melhor capital do país em saneamento básico; Maringá ocupa o 5º lugar, Londrina está em 13º e Ponta Grossa em 14º. O levantamento leva em conta as 100 maiores cidades do País. No quadro de melhor índice de atendimento total de esgoto, Cascavel está em primeiro lugar, empatada com Piracicaba, em São Paulo, e Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa ocupam a segunda posição, com quase 100% de atendimento, acima da média do ranking das 100 maiores que é de 72,14%. No Paraná, em todos os municípios atendidos pela Sanepar, 100% da população urbana é abastecida com água potável, e 72,5% tem serviço de coleta de esgoto, com 100% de tratamento do esgoto coletado. De 2019 a 2023, estão previstos investimentos de 7 bilhões e 100 milhões de reais, distribuídos em 2 bilhões e 900 milhões de reais para serviços de água, 3 bilhões e 700 milhões de reais para esgoto e 376 milhões de reais para infraestrutura e resíduos sólidos. (Repórter: Amanda Laynes)