Sanepar mostra gestão em resíduos sólidos em encontro regional com prefeitos em Jacarezinho, no Norte Pioneiro

21/03/2019
Cerca de 65 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares são tratados por ano nos aterros de sete municípios paranaenses que estão sob a responsabilidade da Sanepar. Esta experiência, que já é referência em termos de excelência na gestão, foi apresentada no encontro Interface da Gestão de Resíduos Sólidos com Recursos Hídricos, nesta quarta-feira, em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. O evento, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, reuniu mais de 130 participantes, entre prefeitos, secretários e técnicos de 79 municípios do Paraná e São Paulo que integram o Comitê. O objetivo foi discutir os impactos da gestão dos resíduos sólidos nos recursos hídricos e sensibilizar os gestores públicos no sentido de viabilizar a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema é federal e integra seis comitês estaduais: Tibagi, Piraponena e Norte Pioneiro, no Paraná; Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, em São Paulo. Desde 2016, um plano integrado de gestão de bacias está sendo implantado nos municípios que fazem parte do comitê federal. Para este ano, estão previstas outras duas ações de integração entre os comitês dos dois estados. (Repórter: Rodrigo Arend)