Sanepar lança atividade especial para Educação Infantil no Paraná

15/07/2019
A história do maior rio do Paraná, o Iguaçu, pode ser vivenciada por crianças da Educação Infantil, em Curitiba. Apesar de julho ser um momento de pausa nas atividades em sala, a novidade vem enquanto os educadores estão no recesso escolar, que também é dedicado ao planejamento para o próximo período. Mantido pela Sanepar, o espaço de educação ambiental Memorial do Rio Iguaçu começou, nesta virada de semestre, um atendimento especial para receber turmas escolares de crianças com mais de 6 anos de idade. O prédio tem sala multimídia e auditório para 120 pessoas. Parte da energia elétrica consumida no local é gerada no próprio memorial por placas de energia fotovoltaica. O espaço tem 3 quilômetros de ciclovia, pista para caminhada, um campo de futebol oficial e espaço para estacionamento. O local pertence à Prefeitura de Curitiba e foi cedido para uso da Sanepar em dezembro de 2017. A professora do Centro Municipal de Educação Infantil Vila Verde II, Andressa Castro de Paula, foi uma das primeiras a conferir a atividade. Após trabalhar o tema na escola, em casa, envolvendo famílias e a comunidade, a professora conta que a turma de 16 alunos participou da visita e aprovou a proposta.// SONORA ANDRESSA CASTRO DE PAULA//A supervisora dos monitores do memorial e do museu de saneamento, Vanessa Cresta Bozza, explica que um dos melhores momentos para despertar a consciência ambiental de futuros cidadãos é nos primeiros anos de atividade escolar.// SONORA VANESSA CRESTA BOZZA//O espaço de educação ambiental Memorial do Rio Iguaçu funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, às margens do Rio Iguaçu. No local, é possível conhecer os aspectos históricos, geográficos, sociais e também as propostas de ações sustentáveis para a Bacia do Rio Iguaçu, desde as nascentes próximas a Curitiba até as Cataratas, em Foz do Iguaçu. O atendimento é feito de terça a sexta-feira, das nove horas da manhã às cinco da tarde. Educadores e escolas interessadas podem pedir visitas gratuitas de campo pelo e-mail visitas@sanepar.com.br ou no site www.sanepar.com.br, no link locais de visitação. O Memorial e o Parque do Centenário da Imigração Japonesa ficam na Avenida Comendador Franco, sem número, no bairro Uberaba, em Curitiba. (Repórter: Priscila Paganotto)