Sanepar investe nos sistemas de água e de esgoto de Guaíra, no Oeste do Estado

03/09/2019
A Sanepar vai aumentar o serviço de coleta e tratamento de esgoto para 85% dos moradores de Guaíra, no Oeste do Estado, até 2021. Atualmente, 74% dos moradores têm o esgoto coletado e tratado e 100% da região urbana é abastecida com água tratada de qualidade. Para ampliar o sistema de esgoto, foram concluídos mais de 14 quilômetros de tubulação que vão atender 536 moradias dos bairros Jardim Toyama, Belvedere e Santa Paula. Estão em execução também as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, com investimento de 24 milhões de reais. A obra começou em janeiro deste ano e a nova estação vai ter capacidade para tratar 120 litros de efluente por segundo. Uma das inovações deste sistema é que o processo de tratamento não produz odores. Durante uma reunião com membros do Conselho Municipal de Saneamento Básico em Guaíra, a Sanepar apresentou que a meta prevista no contrato entre a Sanepar e o município é de atendimento de 95% da população com serviço de coleta e tratamento de esgoto. Ele explica que a obra atual, prevista para terminar em dezembro deste ano, é o início para atingir esta meta de cobertura. No mês passado, foi concluída a instalação do reservatório Parque Anhembi com investimentos de 3 milhões de reais. Com potencial para armazenar 2 milhões de litros de água tratada, ele dobra a capacidade de reservação na cidade. A obra vai evitar o desabastecimento nos horários e dias de maior consumo. (Repórter: Priscila Paganotto)