Sanepar implanta vigilância 24 horas para combater vandalismo em Faxinal do Céu, no Centro-Sul do Estado

26/11/2019
Vem sendo alvo constante de vandalismo o sistema de abastecimento de água da Sanepar em Faxinal do Céu, distrito do município de Pinhão, no Centro Sul do Estado. Além de causarem estragos na estrutura, os vândalos furtam cabos e componentes da parte elétrica, interrompendo o fornecimento de água na localidade. A Sanepar já havia tomado diversas medidas para impedir os criminosos, como a instalação de portas e grades de ferro, sistema de alarme monitorado e a troca do material do cobre por alumínio. Como nem mesmo estas ações surtiram efeito, a companhia implantou nesta semana um sistema de vigilância ostensiva e permanente no local, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana. A intenção é impedir outras possíveis ações de bandidos. O gerente regional da Sanepar, Adão Alisson Slompo, destacou que, com o prejuízo técnico e financeiro, quem acaba sendo mais afetada é a população. A captação de água do distrito é feita no Rio Lajeado Grande e atende em torno de 440 famílias. Desde julho do ano passado, foram registradas cinco ocorrências de invasão e furto, gerando prejuízo de mais de 100 mil reais. Além do sistema de segurança instalado, a Sanepar pede à população local que, caso verifique alguma situação anormal ou desconfie de ação suspeita, entre em contato com a Polícia Militar. (Repórter: Rodrigo Arend)