Sanepar e prefeitura de Curitiba atuam em parceria para a despoluição de rios

15/02/2019
A Sanepar e a Secretaria do Meio Ambiente de Curitiba vão reforçar a parceria para a despoluição dos rios urbanos da capital. Nesta semana, foi realizado treinamento das equipes técnicas que vão atuar na fiscalização e na educação ambiental, começando pela Bacia do Rio Belém. O trabalho faz parte do Programa Amigo dos Rios, Ação Ambiental Integrada para Recuperação dos Rios de Curitiba, que terá lançamento oficial no mês que vem. Será feito mapeamento das áreas a serem trabalhadas, visitas técnicas, sensibilização dos moradores, criação de comitês locais, com fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente. A prioridade do Programa Amigo dos Rios será a Bacia do Rio Belém, por ter nascente e foz dentro de Curitiba e comportar cerca de 111 mil unidades consumidores da Sanepar. De acordo com o gerente-geral da Sanepar de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Antônio Carlos Gerardi, é necessário o trabalho conjunto para despoluir os rios.
Participaram do treinamento, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, profissionais de empresas terceirizadas, equipes da Sanepar, da Secretaria do Meio Ambiente e de administrações regionais do município. A Sanepar realiza trabalho de educação socioambiental e vistorias técnicas nos imóveis para verificar se as ligações estão corretas. Os casos mais comuns de irregularidade são ligação de água de chuva na rede coletora, falta de caixa de gordura nos imóveis, lançamento de lixo na rede de esgoto e ligação de esgoto na galeria pluvial. Uma das ações adotadas pela prefeitura, que tem contribuído para a regularização, é o bloqueio de Indicação Fiscal do Imóvel daqueles que estiverem com irregularidades sanitárias. Essa medida já resultou na regularização de 7 mil imóveis em dois anos e meio. (Repórter: Rodrigo Arend)