Sanepar divulga tabela com rodízio até 8 de maio
05/05/2020
Com a estiagem severa que afeta o Paraná nos últimos 10 meses, a Sanepar mantém rodízio no sistema de abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana, por causa da baixa vazão de rios e poços que fornecem água para tratamento e distribuição. O horário de término do rodízio, no entanto, não representa o retorno imediato da água. O abastecimento é retomado, gradativamente, após a reabertura, para evitar alta pressão e rompimento de rede. A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção ao coronavírus. A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. A Sanepar reforça que as áreas de produção, tratamento, distribuição e controle operacional permanecem trabalhando 24 horas por dia. Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água. A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo. A Sanepar envia SMS com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no aplicativo Sanepar Mobile ou no site. Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel. Atualmente, no Estado, cerca de 2 milhões de clientes já estão cadastrados para receber avisos no telefone celular. Para consultar a tabela do rodízio no sistema de abastecimento basta acessar o site da Sanepar. (Repórter: Amanda Laynes)