Sanepar disponibiliza WhatsApp para receber comunicados de vazamentos

11/11/2024
A parceria entre a Sanepar e o cidadão para localizar e consertar vazamentos ganhou um novo canal. A partir de agora, qualquer pessoa que visualizar algo suspeito na rua, que pareça um vazamento nas redes da empresa, pode fotografar ou gravar um vídeo para auxiliar a resolver o problema com maior rapidez. O envio das imagens deve ser feito pelo WhatsApp no número (41) 99544-0115. O cidadão vai interagir com a atendente virtual “Sane”, por mensagem de texto. Ele deve digitar 2, opção para Informar Vazamento ou alteração na Qualidade da Água. Depois, deve digitar 3, opção “Informar vazamento por foto ou vídeo”. O vazamento pode ser de água ou esgoto dentro ou fora do imóvel. A pessoa que fizer o registro de um vazamento na rua não precisa se identificar. Não é necessário fazer cadastro, digitar matrícula ou qualquer dado que o identifique como cliente. Após compartilhar a foto ou o vídeo, que deverá ter no máximo 30 segundos, a Sane perguntará sobre o local: cidade e endereço. Estes dados ajudarão a encontrar o local com maior precisão. Uma equipe especializada analisará a imagem e solicitará o serviço mais adequado, dando maior celeridade ao atendimento. O diretor comercial, Bihl Zanetti, afirma acreditar que ao usar este canal o cidadão estará prestando um grande serviço para a sociedade. // SONORA BIHL ZANETTI //

O WhatsApp é o aplicativo de celular mais presente nas telas dos celulares dos brasileiros e o mais utilizado para a troca de mensagens. Um grande desafio para as empresas de saneamento do Brasil é reduzir perdas no sistema de abastecimento. Não é difícil identificar um vazamento quando é de esgoto doméstico, especialmente pela coloração acinzentada e o cheiro característico. (Repórter: Victor Luís)