Sanepar destina 53% dos investimentos do primeiro trimestre para esgotamento sanitário

10/05/2024
Para se aproximar do cumprimento da meta de esgotamento sanitário do marco legal do saneamento, a Sanepar destinou no primeiro trimestre de 2024 mais da metade de seus investimentos à manutenção e à ampliação do serviço de coleta e tratamento de esgoto. A área recebeu 224 milhões de reais, que correspondem a 53% do total de 425 milhões de reais. Em água, a Companhia investiu 161 milhões. Os resultados foram apresentados na manhã desta sexta-feira por videoconferência dirigida a acionistas e aberta ao público, pelo diretor-presidente Claudio Stabile, pelo diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio, pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorosky, e pelo gerente contábil Ozires Kloster. Em relação ao primeiro trimestre de 2023, a área de esgotamento sanitário teve um acréscimo de três novas estações de tratamento e de mil e 300 quilômetros de rede coletora, possibilitando o atendimento a 68.067 novas ligações de esgoto. A Companhia aumentou em mais de 10 bilhões de litros o volume de esgoto tratado, o que significa 10,2% a mais do que no primeiro trimestre do exercício anterior, passando de 101 bilhões de litros para mais de 112 bilhões de litros. Claudio Stabile destacou o bom desempenho da Companhia, que também tem trabalhado fortemente na eficiência energética buscando redução de custos e menor dependência de terceiros. Com essa ampliação dos serviços, o índice de atendimento com rede coletora passou a 80,4%, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. A meta estipulada pelo marco legal do saneamento é de 90% até o ano de 2033. (Repórter: Victor Luís)