Sanepar conclui etapa de obras do sistema de água em Medianeira, no Oeste do Paraná

08/05/2019
A Sanepar conclui nesta semana a interligação da adutora que faz a conexão entre a estação de transbordo e o reservatório de água tratada do Jardim Belo Horizonte, em Medianeira. Para isto, será necessário assentar cerca de 700 metros de tubulação de grande porte e interromper o abastecimento de água nesta quinta-feira, por cerca de oito horas, em diversos bairros da cidade. A interligação faz parte de um conjunto de obras que vão incrementar mais 100 mil litros por hora ao sistema de abastecimento de água, e recebe investimento total de dois milhões e 130 mil reais. O gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, destacou que a obra atende o crescimento da população de Medianeira.
Para colocar em operação este sistema, foram perfurados dois poços tubulares profundos, um com vazão de 65 metros cúbicos por hora e outro com 35 metros cúbicos por hora, além de uma casa de química. Mais de dois quilômetros de adutoras foram assentadas para conectar os poços a uma estação elevatória e, desta estação, até o reservatório de água tratada para finalizar a distribuição da água para as casas. A construção da estação elevatória é a etapa mais complexa da obra, pois envolveu detonação de rocha. O conjunto de bombas da estação elevatória terá a capacidade para transportar a água captada nos dois poços e deve ficar pronto até julho deste ano. (Repórter: Wyllian Soppa)