Sanepar busca apoio para uso sustentável da água

17/02/2020
O uso das águas subterrâneas no Estado do Paraná para abastecimento público foi um dos temas de encontro promovido pela Sanepar, na última sexta-feira, com vários agentes públicos, ocorrido no Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A visita técnica ao parque estadual visou o compartilhamento de informações sobre Proteção e Conservação Sustentável dos Recursos Hídricos do Paraná. Nela, técnicos da Sanepar explicaram detalhes da exploração de águas subterrâneas em todas as regiões do Estado e das dificuldades encontradas para garantir água em quantidade para o abastecimento público. O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, ressaltou que a Sanepar tem a missão de promover saúde pública de forma preventiva e que, para superar essas dificuldades, é necessária uma atuação conjunta da companhia com os órgãos públicos de controle e fiscalização, além da participação da população.
O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta, elogiou a iniciativa da Sanepar de promover o encontro técnico. // SONORA ANGELO ANDREATTA.//
Participaram da visita diretores, gerentes e técnicos da Sanepar, representantes da Agepar, Agência Reguladora do Paraná, do Tribunal de Contas do Estado, da Advocacia Geral da União, da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Paraná, da Justiça Federal e da Prefeitura de Quatro Barras. A Sanepar atua em 345 municípios no Paraná, onde atende 100% da população urbana com água tratada. Do total da água distribuída, 25% vêm dos mananciais subterrâneos. São mais de 1.100 poços em todo o Paraná, que acessam os aquíferos Serra Geral, Karst, Guarani, Caiuá, Peleozoico e Cristalino. (Repórter: Wyllian Soppa)