Saneamento avança em Curitiba após novo contrato firmado

14/06/2019
Os avanços no saneamento de Curitiba neste primeiro ano de novo contrato, firmado em junho do ano passado entre o município e a Sanepar, foram apresentados nesta quinta-feira em uma cerimônia na prefeitura. Também foi assinado um termo de entendimento para a realização, em 2021, do 31º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. O termo foi firmado pela Prefeitura de Curitiba, pela Sanepar e pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental. O gerente-geral da Sanepar na Região Metropolitana de Curitiba, Antonio Carlos Gerardi, afirmou que no período do novo contrato foram implantados em torno de 21 quilômetros de rede de água e 30 quilômetros de rede coletora de esgoto. Segundo ele, foram feitos mais de 30 mil vistorias em imóveis e mais de 115 quilômetros de rede coletora para garantir que não haja lançamento irregular de esgoto nos rios e ribeirões. O gerente da Sanepar destacou, ainda, o impacto que os serviços tiveram nas famílias que moram nessa região.// SONORA ANTONIO CARLOS GERARDI//Segundo o prefeito Rafael Greca, essa parceria já trouxe bons frutos para o saneamento e a saúde de Curitiba.// SONORA RAFAEL GRECA//Desde a assinatura, em junho do ano passado, até agora, a Sanepar investiu cerca de 176 milhões de reais na ampliação e em melhorias dos serviços de água e de esgoto, no Fundo Municipal de Saneamento Básico e em bonificação de 50% das contas de água dos prédios públicos municipais. O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, disse que o trabalho da Sanepar é evitar que os municípios gastem com doenças.// SONORA CLAUDIO STABILE//A secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza Dias, fez um balanço das ações da prefeitura na área de educação ambiental e de despoluição dos rios e ribeirões da Bacia do Rio Belém. Segundo ela, as ações são desenvolvidas com recursos do Fundo de Saneamento Básico.// SONORA MARILZA DIAS//A secretária também falou sobre o programa Amigo dos Rios, que tem parceria da Sanepar, nas vistorias dos imóveis. Por ele, é feita a dragagem para a retirada de resíduos nos mananciais e instalados ecopontos para receber entulhos. A proposta da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental no Paraná de fazer o Congresso de Engenharia Sanitária em Curitiba, em 2021, é para que as instituições de ensino superior já coloquem nas agendas dos estudantes a proposta do desenvolvimento de projetos a serem apresentados no evento. (Repórter: Priscila Paganotto)