Saem de Paranaguá, no Litoral do Estado, 38% das exportações brasileiras da carne de frango

17/06/2019
De janeiro a maio deste ano, as vendas externas brasileiras de carne de frango somaram 1 milhão e 600 mil toneladas. Deste total, 637 mil e 600 toneladas foram movimentadas no Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado. Isso representa mais de 38% de todo o frango congelado exportado pelo Brasil neste ano. O resultado mantém o Paraná como o principal exportador do produto nacional. O desempenho está à frente inclusive de Santa Catarina, outro grande exportador, que embarcou 626 mil e 900 toneladas no período. O presidente da empresa pública Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirma que a estrutura para armazenagem frigorificada no Interior do Estado e em Paranaguá e a eficiência no embarque dos contêineres foram fundamentais para alcançar esse desempenho.// SONORA LUIZ FERNANDO GARCIA//O Paraná apresentou crescimento acima da média nacional, tanto em quantidade quanto em faturamento, na comparação com os primeiros cinco meses do ano passado. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal mostram que o Estado registrou um saldo positivo de 10% em peso e 13% em receita. Beneficiada por preços mais altos, a receita brasileira gerada com as vendas do produto foi de 2 bilhões e 700 milhões de dólares, entre janeiro e maio deste ano. A receita paranaense foi de 1 bilhão de dólares, segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. O produto exportado via Paranaguá tem como principal origem os produtores do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O principal destino são China, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita. Para o gerente-geral do Grupo Cotriguaçu em Paranaguá, Rodrigo Buffara Farah Coelho, os números resultam dos serviços de excelência prestados pela TCP, empresa que opera este tipo de carga congelada no cais público.// SONORA RODRIGO BUFFARA FARAH COELHO//O Grupo Cotriguaçu é formado por quatro cooperativas da Região Oeste do Paraná: C. Vale, Copacol, Coopavel e Lar. Juntas, elas são responsáveis por 35% do total de carga congelada movimentada em Paranaguá, no último mês. O número de contêineres refrigerados na cidade, para transporte de carne de frango, cresceu 328% neste ano. De janeiro a maio, foram 19 mil e 484 unidades. No ano passado, no mesmo período, foram 4 mil e 553 unidades. No mês passado, o Porto de Paranaguá registrou movimentação recorde de contêineres refrigerados. Foram 8 mil e 442 contêineres, sentido exportação, quebrando a marca de 8 mil e 236 contêineres, registrada em junho de 2017. A TCP tem condições de operar sete dias por semana, 24 horas, mesmo em períodos mais chuvosos. Além disso, ela conta com o maior parque de contêineres refrigerados do país. São 3.624 tomadas e 153 torres metálicas espalhadas no pátio, que servem de acesso para o monitoramento e a conexão e desconexão dos contêineres. (Repórter: Priscila Paganotto)