Rota do Progresso: Paraná disponibiliza R$ 2,5 bilhões para desenvolvimento de 80 municípios

19/06/2024
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou um pacote de 2 bilhões e 500 mil reais em novos investimentos para 80 municípios com os menores índices de desenvolvimento do Paraná. Os recursos fazem parte do programa Rota do Progresso, que visa estimular a economia, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida nessas cidades. As ações, divididas em nove eixos programáticos, beneficiarão localidades com menor IPDM, Índice Ipardes de Desempenho Municipal. O Ipardes também acompanhará a aplicação das ações e medirá o avanço dos indicadores. Ratinho Junior destacou que o Governo do Estado investe para melhorar o padrão de vida dos pequenos e médios municípios paranaenses, estruturando as cidades para levar o desenvolvimento de forma igualitária a todo o Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //

O secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, explicou que foi pensado um projeto multissetorial para prestar um auxílio mais agudo do Estado a esses municípios. // SONORA GUTO SILVA //

Com uma população de 8 mil 426 habitantes, Tomazina, no Norte Pioneiro, é um dos municípios beneficiados pelo Rota do Progresso. O prefeito Flávio Zanrosso ressalta que o programa está alinhado com as demandas específicas das pequenas cidades. // SONORA FLAVIO ZANROSSO //

Como a agricultura é a principal atividade econômica dessas cidades, o programa tem três linhas de ação para desenvolver o setor, focando nos produtores familiares. Cerca de 24 milhões de reais, com 300 mil reais por município, serão destinados ao estímulo à geração de renda conforme a vocação econômica de cada região. Isso inclui investimentos em extensão rural e na produção, beneficiamento e comercialização de produtos. O pacote também inclui 380 milhões de reais para pavimentação de estradas rurais, especialmente em trechos de serra que dificultam o escoamento da safra. Foram identificados 49 trechos prioritários para receber pavimentação. Além disso, 30 milhões de reais serão usados para adquirir itens para programas sociais como Comida Boa e Mais Merenda, produzidos nas 80 cidades. O objetivo é aumentar a participação de pequenos negócios locais nas contratações públicas do governo estadual através do programa Compras Regionais Paraná. Os recursos incluem ainda a criação de barracões industriais para geração de empregos, capacitações em gestão e inovação pela Seti, Secretaria da Ciência Tecnologia, e Ensino Superior, e o programa Talento Tech oferecendo 3 mil bolsas de estudo em tecnologia. Cerca de 1 bilhão de reais será direcionado ao Siscred para investimentos industriais com créditos de ICMS, e 745 milhões de reais para obras de saneamento em 68 municípios, antecipando a universalização do acesso até 2030. (Repórter: Gabriel Ramos)