Rodovia do Sudoeste do Estado vai ser restaurada com pavimento de concreto
19/10/2020
A PRC-280, entre Palmas e a BR-153, vai ser restaurada com pavimento rígido em concreto. A técnica, conhecida como whitetopping, é inédita nas rodovias estaduais paranaenses e deve ser aplicada nos aproximadamente 60 quilômetros do trecho, incluindo pista de rolamento e acostamentos de alguns trechos. O Governo do Estado, por meio do DER/PR Departamento de Estradas de Rodagem, publicou este mês o edital de licitação para elaboração de projetos e execução da obra na região Sudoeste.
A licitação acontece na modalidade RDCI, Regime Diferenciado de Contratações Integrado, que permite a elaboração do projeto e execução da obra no mesmo contrato, com utilização de inovações tecnológicas. Empresas e consórcios interessados devem apresentar suas propostas técnica e de preços em sessão de abertura presencial no DER/PR, em Curitiba, no dia 26 do mês que vem, às 2 horas da tarde. Todas as informações estão disponíveis no portal Compras Paraná.
O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias, ou seja, 15 meses. Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico. O orçamento estimado é sigiloso, mas um levantamento inicial estima em 120 milhões de reais a execução.
Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual vai receber serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados, além de veículos de passeio.(Repórter: Flávio Rehme)
A licitação acontece na modalidade RDCI, Regime Diferenciado de Contratações Integrado, que permite a elaboração do projeto e execução da obra no mesmo contrato, com utilização de inovações tecnológicas. Empresas e consórcios interessados devem apresentar suas propostas técnica e de preços em sessão de abertura presencial no DER/PR, em Curitiba, no dia 26 do mês que vem, às 2 horas da tarde. Todas as informações estão disponíveis no portal Compras Paraná.
O prazo para execução completa dos projetos e serviços é de 450 dias, ou seja, 15 meses. Nos primeiros 90 dias deve ser elaborado o Projeto Básico e nos primeiros 150 dias o Projeto Executivo de Engenharia da Obra. Os serviços preliminares da obra têm início já com a conclusão do Projeto Básico. O orçamento estimado é sigiloso, mas um levantamento inicial estima em 120 milhões de reais a execução.
Pela técnica de whitetopping, o pavimento atual vai receber serviços de reparos e correção do nível, sendo aproveitado como base para o pavimento de concreto. Serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista, que será alargada em 40 centímetros de cada lado. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, mas passarão por reciclagem de sub-base primeiro. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.
A PRC-280 é a principal via de ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, é uma rota utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose. De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados, além de veículos de passeio.(Repórter: Flávio Rehme)