Revitalização do Contorno Sul melhora condições de tráfego em Maringá
07/09/2020
As obras de pavimentação do Contorno Sul de Maringá atingiram 70% de andamento em agosto e a previsão de entrega é no final de outubro deste ano. O investimento de 13 milhões e 400 mil reais do Governo do Estado, com contrapartida da prefeitura municipal, e foi viabilizado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. A intervenção vai melhorar as condições de trânsito na região, que concentra cerca de 30 mil habitantes, e o escoamento produtivo na conexão entre a PR-317, ligação com Campo Mourão, e a PR-376, para Sarandi, Marialva e Londrina. As obras não envolvem apenas um simples recape, mas a substituição completa de todas as camadas para garantir renovação total do asfalto ao longo de um trecho de quase 12 quilômetros. Esse investimento permitirá fluidez com mais segurança tanto para caminhões com mais de 40 toneladas como para veículos leves, e coloca fim a um histórico de trecho esburacado e marcado por muitos acidentes. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a pavimentação é essencial para resolver um desgaste histórico e melhorar as condições de tráfego. Ele reforça o compromisso de levar obras de infraestrutura para todo o Paraná. // SONORA RATINHO JUNIOR //
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, considera que a nova pavimentação do Contorno Sul era necessária por conta do excesso de buracos e de acidentes registrados nos últimos anos. É a primeira grande intervenção nesse corte rodoviário que tem mais de 40 anos. // SONORA SANDRO ALEX //
O trecho inteiro do Contorno Sul é de duas pistas de cada lado da via, sem acostamento, e a grande característica do trecho é o terreno acidentado e montanhoso. Segundo a contagem dos radares, 21 mil veículos transitam por dia no Contorno Sul. A rodovia divide, de um lado, toda a região central e a Avenida Colombo, principal via municipal, e, do outro, bairros e loteamentos. Aproximadamente 30 mil habitantes serão impactados diretamente. A intervenção nova envolve o que se chama de remendos profundos, que são restaurações de caráter permanente. Antonio Roberto Padilha, secretário de Serviços Públicos de Maringá, reforça que a rodovia tinha problemas sérios e o trabalho necessário foi grande. // SONOTA ANTONIO PADILHA //
O trecho é repleto de empresas de transporte, manutenção de veículos, garagens, distribuidoras e estabelecimentos comerciais de múltiplos portes, como postos de combustíveis e fábricas de telhas. A expectativa de melhoria definitiva é grande entre os empresários da região. Antônio Aparecido Polignez, conhecido como Sacola, dono de um comércio especializado em manutenção de veículos movidos a diesel, diz que não tem dúvida sobre qual era o maior problema da via. // SONORA ANTÔNIO POLIGNEZ //
O novo Contorno Sul de Maringá deve fazer parte da versão final do novo Anel de Integração. Será um dos 14 contornos que vão facilitar as conexões entre as cidades e diminuir o tráfego de caminhões pesados nas regiões mais populosas. A concepção original é de uma grande alça conectando o Distrito Industrial de Maringá com Marialva. (Repórter: Rodrigo Arend)
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, considera que a nova pavimentação do Contorno Sul era necessária por conta do excesso de buracos e de acidentes registrados nos últimos anos. É a primeira grande intervenção nesse corte rodoviário que tem mais de 40 anos. // SONORA SANDRO ALEX //
O trecho inteiro do Contorno Sul é de duas pistas de cada lado da via, sem acostamento, e a grande característica do trecho é o terreno acidentado e montanhoso. Segundo a contagem dos radares, 21 mil veículos transitam por dia no Contorno Sul. A rodovia divide, de um lado, toda a região central e a Avenida Colombo, principal via municipal, e, do outro, bairros e loteamentos. Aproximadamente 30 mil habitantes serão impactados diretamente. A intervenção nova envolve o que se chama de remendos profundos, que são restaurações de caráter permanente. Antonio Roberto Padilha, secretário de Serviços Públicos de Maringá, reforça que a rodovia tinha problemas sérios e o trabalho necessário foi grande. // SONOTA ANTONIO PADILHA //
O trecho é repleto de empresas de transporte, manutenção de veículos, garagens, distribuidoras e estabelecimentos comerciais de múltiplos portes, como postos de combustíveis e fábricas de telhas. A expectativa de melhoria definitiva é grande entre os empresários da região. Antônio Aparecido Polignez, conhecido como Sacola, dono de um comércio especializado em manutenção de veículos movidos a diesel, diz que não tem dúvida sobre qual era o maior problema da via. // SONORA ANTÔNIO POLIGNEZ //
O novo Contorno Sul de Maringá deve fazer parte da versão final do novo Anel de Integração. Será um dos 14 contornos que vão facilitar as conexões entre as cidades e diminuir o tráfego de caminhões pesados nas regiões mais populosas. A concepção original é de uma grande alça conectando o Distrito Industrial de Maringá com Marialva. (Repórter: Rodrigo Arend)