Reunião em Imbituva orienta sobre obras de ampliação do sistema de esgoto

18/06/2024
A Sanepar reuniu, na Câmara Municipal de Imbituva, representantes da prefeitura, de secretarias municipais e de instituições sociais e educacionais para dialogar sobre as obras de ampliação da rede coletora de esgoto em andamento no município. Também participaram vereadores e líderes comunitários da Vila Nova e Vila Brasil, beneficiados pela iniciativa. Com investimento de seis milhões e 700 mil reais, as obras vão elevar o índice de atendimento pelo sistema de esgoto para 84% no município e para 92% na sede urbana de Imbituva. Com término previsto para ainda este ano, a ampliação vai atender 658 imóveis da Vila Nova e da Vila Brasil e inclui mais de 12 quilômetros de redes coletoras e duas estações elevatórias, além das ligações prediais. Em paralelo a obra, a Sanepar faz um trabalho social com a comunidade atendida, para incentivar o uso adequado da rede coletora. As informações sobre como fazer a ligação correta do imóvel já estão sendo repassadas aos moradores dos bairros beneficiados, por meio de visitas de sensibilização. Essas famílias também foram convidadas a participarem de reuniões comunitárias no início deste mês. Com o apoio do Grupo Gestor, foram definidas várias ações para a comunidade de Imbituva que vão ser desenvolvidas nos próximos meses. Entre elas, uma Capacitação de Facilitadores em Saneamento, direcionada a professores da rede pública de ensino; um curso sobre Padrões Técnicos de Ligações Prediais Hidrossanitárias e outro específico para mulheres, de manutenção hidráulica básica. Será construído, ainda, um Jardim de Água e Mel e oferecidas oficinas sobre sabão ecológico, composteira doméstica, cultivo de plantas alimentícias não convencionais e medicinais e de plantas ornamentais e horta educativa, entre outras atividades. (Repórter: Gustavo Vaz)