Reunião da Secretaria da Saúde e gestores regionais fortalece alinhamento entre Estado e municípios

20/02/2019
A necessidade de mudanças e o compromisso com a transparência foram os pontos mais debatidos na primeira reunião ordinária, deste ano, da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne representantes estaduais e municipais na discussão e pactuação de ações na área de saúde no Paraná. O encontro contou com a presença de cerca de 400 pessoas e aconteceu nesta quarta-feira, em Curitiba. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o diálogo e a transparência são prioridades, assim como a regionalização da saúde. O diretor-geral da Secretaria da Saúde do Paraná, Nestor Werner Junior, afirmou que o Estado passa por uma grande revisão de processos e a meta da regionalização é uma luta de todos.
O déficit de recursos da pasta foi um dos pontos ressaltados no encontro, assim como a necessidade de participação do Ministério da Saúde, já que o financiamento das ações envolve recursos dos municípios, do Estado e da União. De acordo com a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, Cristiane Pantaleão, a entidade é apartidária, ou seja, o foco está nos municípios e na população, sem levar em conta os aspectos políticos. O controle e atenção a doenças como dengue e febre amarela, vacinação, abastecimento de medicamentos e cirurgias eletivas também foram assuntos discutidos na reunião. (Repórter: Rodrigo Arend)