Reunião da Comec e prefeitos destaca planejamento e diálogo

21/05/2019
A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Comec, realizou nesta segunda-feira um encontro com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de 25 municípios da região da capital para apresentar as principais ações realizadas desde o início deste ano e o planejamento para os próximos meses. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas do Paraná, João Carlos Ortega, afirmou que o Estado está aberto para o diálogo com os municípios. // SONORA JOÃO CARLOS ORTEGA //
No encontro, os prefeitos reforçaram a forma adotada para atender os municípios e defenderam alternativas para melhorar o sistema viário entre as cidades, transporte público, além da integração. O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta, afirmou que o encontro foi importante para aproximar Estado e municípios. // SONORA ANGELO ANDREATTA //
Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, o objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas de cada município para que o planejamento seja alinhado às reais necessidades. // SONORA GILSON SANTOS //
Entre os principais assuntos abordados esteve a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana. O documento estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional das cidades e deverá ser elaborado e aprovado em conjunto com todos os municípios. De acordo com Gilson Santos, 12 milhões de reais já estão garantidos para a execução do plano. Outras ações que receberam destaque foram o esforço para o início das obras do Contorno Norte de Curitiba e a construção do Corredor Metropolitano Sul, que será a continuação da PR-423, ligando as rodovias BR-476, em Araucária, à BR-116 em Curitiba. A Comec também trabalha na revisão de quatro projetos de parques nos municípios de Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais e Araucária. Foram tratados ainda temas como a Lei do parcelamento do solo urbano e ferramentas legais para a gestão interfederativa. Outro assunto foi a melhoria no transporte coletivo metropolitano, que deve contar com subsídio estadual de 150 milhões de reais até o fim do período tarifário de 2019, que permitiu o reajuste das tarifas abaixo da inflação e até mesmo o congelamento do preço em alguns municípios. (Repórter: Rodrigo Arend)