Residentes em Economia Rural vão reforçar ações da Secretaria da Agricultura

20/08/2021
Os profissionais aprovados para o Programa de Residência Técnica no Deral, Departamento de Economia Rural, que vão atuar nos núcleos regionais do Estado, foram recepcionados em um evento online nesta sexta-feira. Além de colaborar no desenvolvimento de ações para a agropecuária paranaense, eles vão participar de um curso gratuito de especialização em Economia Rural, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste.

São 35 profissionais recém-formados de várias áreas. 26 deles estão nos núcleos e nove vão ficar na sede da Secretaria em Curitiba. O chefe do Deral, Salatiel Turra, destacou que os residentes vieram de diversas partes do país.// SONORA SALATIEL TURRA.//

O secretário Norberto Ortigara participou do evento e falou sobre a agropecuária paranaense e o que ela representa, tanto no Brasil quanto no mundo, apresentando uma boa evolução e colocando o Estado em um patamar de forte representatividade na produção de grãos e na liderança do segmento de proteínas animais.

Ortigara também comentou sobre o papel do Paraná no desenvolvimento agrícola.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

O secretário destacou a oportunidade de qualificação e de formação que os residentes vão ter com o curso promovido pela Unioeste. Segundo ele, há no Paraná agricultores com conhecimentos ainda rudimentares convivendo com outros que usam algoritmos, inteligência artificial e agricultura de precisão. Os residentes vão ter como desafio melhorar esse cenário, afirma Ortigara.// SONORA NORBERTO ORTIGARA.//

O objetivo do Programa de Residência Técnica com foco em Economia Rural é incentivar o aprimoramento profissional dos recém-formados. A residência é composta por um curso de especialização e atividades práticas, realizadas em instituições ligadas ao Governo do Estado. Os residentes recebem uma bolsa-auxílio no valor de mil e 900 reais, por um período de até dois anos.

O Deral é vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. (Repórter: Felippe Salles)