Remoções mantêm unidades prisionais do Litoral do Paraná seguras

27/01/2020
O Depen, Departamento Penitenciário do Paraná, está fazendo remoções, transferências e apresentações à Justiça de presos das unidades prisionais litorâneas. A meta é manter nesta temporada as delegacias e cadeias com número baixo de presos, para dar mais segurança aos servidores atuantes do Verão Maior e, principalmente, aos moradores e veranistas. Desde o dia 20 de dezembro foram feitas 230 movimentações de detentos e duas revistas estruturais em delegacias do Litoral. Além disso, agentes penitenciários do setor de monitoramento instalaram 10 tornozeleiras e retiraram 21, conforme determinação judicial. O coordenador do Verão Maior do Departamento Penitenciário, Josielson Fabrício, explicou que o Depen disponibiliza toda a estrutur necessária para estas ações.
Antes do lançamento da operação, entre os dias 11 e 20 de dezembro, o Depen retirou 330 presos das carceragens do Litoral. Depois do lançamento oficial, as movimentações continuaram ocorrendo, porém, conforme demanda e necessidades. Nestes 31 primeiros dias de Verão Maior, foram feitas mais 194 transferências e 36 encaminhamentos de detentos para audiências judiciais, nos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Além destas movimentações, as equipes ainda têm feito operações de revista e vistoria nas unidades prisionais do Litoral. Fabrício explicou que, neste primeiro mês de Verão Maior, foram desencadeadas duas operações de revista, sendo a primeira na Delegacia Cidadã de Matinhos.
Nos momentos de remoções e transferências, as unidades de Pontal do Paraná e Ipanema também passaram por revista e não foram encontradas alterações ou irregularidades. Fabrício ainda destacou que essas vistorias são necessárias para manter a ordem e a segurança das delegacias. (Repórter: Wyllian Soppa)