Relatório da ONU produzido com crianças no Paraná traz reflexão sobre espaços públicos

30/04/2024
Espaços públicos de qualidade podem mudar as fronteiras, transformando essas regiões em lugares de encontro e celebração da diversidade cultural. Esse é o resultado de um relatório do projeto Conexões Urbanas, do ONU-Habitat , executado em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este com 24 crianças de 8 a 13 anos. Elas foram convidadas a desenhar espaços públicos próximos às escolas. Depois foram elaborados projetos arquitetônicos a partir das maquetes, o que pode incentivar novos investimentos públicos. Os resultados foram obtidos em oficinas de Desenho de Espaços Públicos, metodologia aplicada pela equipe do projeto em duas escolas da região: Escola Municipal Olavo Bilac e Escuela Nuestra Señora del Huerto. Elas priorizaram exercícios com espaços de integração entre a população local, promovendo o acolhimento e a coesão social entre pessoas de culturas e nacionalidades diversas. O lançamento da publicação contou com a participação de diversos parceiros do projeto, incluindo o Governo do Paraná, com representantes da Secretaria das Cidades e da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, além da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Além da metodologia de Desenho de Espaços Públicos, o relatório também compila os resultados da Avaliação de Espaços Públicos, realizada na região em 2022. O trabalho foi fruto da análise de leis e planos locais, assim como da coleta de informações em visitas de campo e entrevistas com informantes-chave da população. O projeto avaliou 48 espaços públicos em diversas áreas das duas cidades, englobando parques, praças e instalações esportivas. Os resultados destacam quais aspectos são prioritários para melhorar os espaços públicos avaliados e quais áreas da cidade demandam a implantação de novos espaços. (Repórter: Gabriel Ramos)