Região Metropolitana de Curitiba vai ter planejamento de longo prazo e grandes obras

20/08/2019
Planejamento de longo prazo, aliando desenvolvimento e sustentabilidade, é a meta que norteia as ações do Governo do Estado para a Região Metropolitana de Curitiba. O governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou que a Comec, a Coordenação da Região Metropolitana da capital, deixasse de ser apenas o elo responsável pela organização do transporte público nos 29 municípios vizinhos à capital para passar a pensar sobre a região para as próximas décadas. O governador afirmou que a região cresceu muito nos últimos anos e possui, hoje, aproximadamente 4 milhões de habitantes.// SONORA CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR//A Comec aposta em dois pontos centrais: a elaboração do PDUI, o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado, atendendo ao Estatuto da Metrópole, e a criação de um novo contorno rodoviário nos arredores de Curitiba. São cinco propostas prioritárias, sendo que quatro delas fazem parte do grande pacote de projetos executivos que o Governo do Paraná vai lançar ainda neste mês. Uma dessas ações é a criação de uma nova rodovia, um trecho da PR-423, ligando o trevo da entrada de Araucária, na BR-476, até a divisa de Curitiba com Fazenda Rio Grande, na BR-116. O projeto, avaliado em 200 milhões de reais, prevê também ciclovias e duas trincheiras para desafogar o trânsito em duas áreas populosas da Região Sul da capital, no bairro Campo do Santana. Além disso, estão previstas a duplicação de outro trecho da PR-423, entre Araucária e Campo Largo, e da PR-418, ligando Almirante Tamandaré à BR-277, área com grande número de acidentes. A Comec também está finalizando os detalhes para a implementação de 13 quilômetros de estrada em Colombo, fazendo com que a Rodovia da Uva chegue até a BR-116, na Região de Campina Grande do Sul. A construção do Contorno Norte é, por contrato, de responsabilidade da concessionária Autopista Regis Bittencourt, mas até hoje, segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, não foi possível iniciar a obra por causa da indefinição do traçado.// SONORA GILSON SANTOS//Existe, ainda, uma parceria entre o Governo e a Prefeitura de Curitiba para a ampliação do Viaduto do Orleans, na BR-277. O Governo do Estado também investe 23 milhões de reais em São José dos Pinhais na revitalização completa da Avenida Rui Barbosa, com a construção de uma ponte sobre o Rio Pequeno, além da pavimentação e recape de ruas movimentadas que cruzam a via e do alargamento da duplicação no encontro com a BR-277. Ainda na área de projetos estruturantes, a Comec trabalha na revisão de quatro parques em Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais e Araucária. Gilson Santos explica que, dentro do PDUI, mapa que vai definir o planejamento para a região, está previsto o apoio para que os municípios preparem ou atualizem os próprios planos diretores.// SONORA GILSON SANTOS//Nesta quarta-feira, o governador entrega 17 novos ônibus para o transporte coletivo metropolitano, com investimento por parte das empresas responsáveis pelas linhas de 10 milhões e 500 mil reais. De acordo com a Comec, até o fim do ano outros 24 veículos devem ser entregues, totalizando 65 novos ônibus. O Governo do Estado também garantiu, com o subsídio de 150 milhões de reais, a tarifa social de 4 reais e 50 centavos para a capital e linhas integradas das cidades vizinhas, e valores menores no transporte metropolitano. O município de Pinhais ganhou, neste fim de semana, a Ciclorrota Nascentes do Iguaçu, que tem 259 quilômetros de extensão, dividida em 14 rotas temáticas, como a Rota Cervejeira, a das Montanhas, a do Parque das Águas, e Graciosa Mata Atlântica, entre outras. (Repórter: Priscila Paganotto)