Reformas no aeroporto garantirão voos comerciais em Umuarama, no Noroeste do Paraná

19/08/2020
Após convênio entre prefeitura, Governo do Estado e governo federal, o aeroporto municipal de Umuarama passa por uma transformação. Com as intervenções realizadas, o terminal vai receber voos comerciais. Em cerca de dois anos de obras, foram aportados 18 milhões de reais para investimentos na parte de estrutura e equipamentos. Os trabalhos estão prestes a serem finalizados, o que vai permitir pousos e decolagens das aeronaves da Azul Linhas Aéreas. Umuarama está 555 quilômetros distante de Curitiba e 520 de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e o aeroporto vai abrir diversas possibilidades de deslocamento e conexões. As primeiras mudanças foram na regularização da pista de pouso e decolagem e com o tempo foram adquiridos novos equipamentos para controle de condições de voo e ampliado o terminal de passageiros. Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a presença do aeroporto de Umuarama no mapa da aviação nacional é estratégica para o Paraná.// SONORA RATINHO JUNIOR.//

De acordo a prefeitura, as obras no Aeroporto Municipal Orlando de Carvalho devem ser entregues em setembro, restando apenas a instalação das sinalizações internas e de alguns móveis e itens acessórios como lixeiras, wi-fi e películas nos vidros. Os trabalhos já realizados englobaram a revitalização e ampliação do terminal de passageiros; recapeamento e deslocamento da pista nas normas da Anac, Agência Nacional de Aviação Civil; modernização do pátio de manobras das aeronaves; novos equipamentos, como raio-x, esteira para bagagens, circuito de câmeras e uma estação meteorológica; e a construção de uma unidade para atendimento emergencial de bombeiros aos passageiros. O novo terminal de passageiros conta com cafeteria, sala reservada para reuniões, nova área com check-in e despacho de bagagens, além de um sistema de monitoramento por câmeras. Foi criada uma sala de espera para acomodar 70 passageiros com climatização e wi-fi. O prédio do Sescinc, Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis, que não existia, conta com uma garagem para um caminhão-pipa, dormitório, banheiro, sala de treinamento e setor administrativo. A estrutura é uma exigência da legislação que regulamenta a aviação brasileira e ajuda a dar mais segurança para os usuários. André Coladine, diretor aeroportuário de Umuarama e um dos responsáveis pelo projeto, afirmou que esta é uma renovação completa em termos de estrutura, segurança e conforto para os passageiros.// SONORA ANDRÉ COLADINE.//

A área externa do aeroporto também ganhou um novo sistema de iluminação que “transforma a noite em dia” para eventuais voos noturnos. Outra novidade é a EMS-A, Estação Meteorológica de Superfície Automática. Ela gera informações de pressão atmosférica, direção e intensidade do vento, umidade, visibilidade, teto e tipo de nuvem que cobre a pista diretamente para os pilotos. Isso garante economia para a administração do aeroporto, que não precisa dispor de um operador de pista. A administração municipal ainda vai solicitar um estudo da carta de aproximação por instrumento para ter um Rnav na pista, o que vai possibilitar operar por instrumentos. O aparelho permite a uma aeronave percorrer uma trajetória específica entre dois pontos definidos tridimensionalmente no espaço. Os aeroportos paranaenses estão se transformando em ritmo muito acelerado com o apoio do Governo do Estado e do governo federal. Além de Umuarama, há obras em Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, e também a expectativa da retomada dos voos do programa Voe Paraná, que conecta cidades médias do Interior com a Capital. Para o ano que vem, ainda há expectativa da concessão de quatro aeroportos para a iniciativa privada. Outros detalhes podem ser conferidos em xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias. (Repórter: Wyllian Soppa)