Reformas e turismo científico transformam Cruzeiro do Oeste, na Região Noroeste do Paraná

05/02/2019
O diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Francisco dos Santos, se reuniu nesta terça-feira com a prefeita de Cruzeiro do Oeste, na Região Noroeste, Helena Bertoco, para falar sobre novos projetos para o município e acompanhar os estágios atuais de acordos firmados anteriormente. Francisco dos Santos disse que a equipe de trabalho da Secretaria está sintonizada com os desafios das Prefeituras e que o Governo dará a agilidade necessária para atender e encaminhar as demandas, de acordo com a capacidade de cada município.// SONORA FRANCISCO DOS SANTOS.//

De acordo com a prefeita, a atuação da Secretaria do Desenvolvimento Urbano é fundamental para viabilizar diversos projetos que melhoram a infraestrutura local. Convênios e financiamentos firmados possibilitam projetos de desenvolvimento criados pelas prefeituras. Quando há um processo de ajuste no orçamento, como o de Cruzeiro do Oeste, esses acordos podem ser ainda mais relevantes. Helena Bertoco afirmou que a gestão municipal trabalhou no saneamento de dívidas e na redução de gastos, e agora também estuda fazer mudanças na educação para garantir melhor aprendizado aos alunos e valorização do pessoal.
A prefeita lembrou que Cruzeiro do Oeste tem um sítio paleontológico com grande número de fósseis de dinossauros, o que inspirou a criação de um programa turístico a partir do desenvolvimento científico. Entre as ideias, segundo Helena, está a construção do Museu Paleontológico, com recursos federais, e obras como a implantação de uma Praça Temática, a pavimentação e a urbanização das ruas em frente ao futuro Museu, além da colocação de réplicas dos animais pré-históricos em jardins na entrada da cidade. (Repórter: Wyllian Soppa)