Rede estadual: plataformas pedagógicas de apoio à aprendizagem se destacam no 1º semestre
18/07/2024
A educação gamificada e o uso de plataformas pedagógicas foram destaque na rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024, com um investimento de mais de 9 milhões 600 mil reais. Entre os recursos está a plataforma Matific, de matemática gamificada, que utiliza jogos interativos e desafios lúdicos para apoiar a aprendizagem de conceitos matemáticos. No primeiro semestre, mais de 9 milhões de atividades foram realizadas na Matific por estudantes da rede estadual, um aumento de 12% em comparação a 2023. A plataforma registrou mais de 240 mil logins, superando os 237 mil do mesmo período do ano anterior. No primeiro semestre de 2024, a plataforma Leia Paraná, destinada ao fomento da leitura, finalizou mais de 324 mil leituras de livros e teve 732 mil acessos, 2% a mais que no ano passado. A plataforma Redação Paraná, voltada ao aprimoramento da escrita, tem mais de 863 mil alunos cadastrados. Cerca de 2 milhões de textos foram produzidos e mais de 167 mil redações enviadas para correção, um aumento de 200% em relação ao mesmo período de 2023. No primeiro semestre de 2024, a plataforma Inglês Paraná, destinada ao ensino da língua inglesa por meio de quizzes e testes, registrou mais de 10 milhões de atividades e teve 650 mil alunos cadastrados, com 96% deles acessando regularmente. A Inteligência Artificial também vem sendo utilizada na educação do Paraná. A plataforma Desafio Paraná permite a criação de material didático autoral e inclui a Quizzis AI, que ajuda professores a elaborar testes personalizados. A plataforma Khan Migo, extensão da Khan Academy, está em fase piloto e usa IA para auxiliar na resolução de exercícios matemáticos. A expectativa é que essas plataformas sejam incorporadas definitivamente à rotina escolar no segundo semestre. (Repórter: Gabriel Ramos)