Rede estadual de ensino do Paraná formou quase 18 mil novos técnicos no ano passado

25/04/2019
Este ano começou com boas perspectivas para quase 18 mil profissionais que concluíram a formação técnica em diferentes áreas no ano passado, nas escolas da rede estadual de ensino. Com a formação técnica oferecida pela Secretaria de Estado da Educação, os profissionais conseguiram avançar ou até mesmo trocar de empregos, aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida.A formação técnica em nível médio é ofertada na rede estadual de ensino em 300 escolas regulares e em 34 Centros Estaduais de Educação Profissional, espalhados por 178 municípios. No total, são 51 cursos profissionalizantes oferecidos sem nenhum custo e de acordo com o setor produtivo de cada região. Para facilitar ainda mais o ingresso do estudante no mercado de trabalho, essas escolas possuem parcerias com empresas atuantes nas áreas relacionadas aos cursos disponíveis. Os alunos participam de estágios obrigatórios previstos no currículo e podem fazer estágio não obrigatório, aplicando na prática os conhecimentos da sala de aula. Para a economista do Departamento do Trabalho, da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Suelen Glinski, a formação técnica e a qualificação profissional estão mudando o perfil dos trabalhadores paranaenses e essa tendência vai de encontro às demandas dos setores produtivos, gerando um impacto positivo na economia do Estado.// SONORA SUELEN GLINSKI//Depois de quatro décadas trabalhando na construção civil como mestre de obras, o empresário Pedro dos Santos, de 60 anos, decidiu voltar para a sala de aula. Ele conta que foi motivado a fazer o curso de Edificações pela filha, Maria Eduarda dos Santos, e pelo funcionário do Centro Estadual de Educação Profissionalizante de Curitiba, Juliano Thainan Jonas, que concluíram o mesmo curso no ano passado, no bairro Boqueirão.// SONORA PEDRO DOS SANTOS//A experiência de Pedro ao longo dos anos também é compartilhada com os professores e colegas de classe. Ele é um dos empresários parceiros do Centro, que contrata estagiários para que possam aplicar na prática o que aprendem em sala. É o caso do técnico em Edificação e estudante de Engenharia Civil, Juliano Thainan Jonas, de 19 anos.// SONORA JULIANO THAINAN JONAS//Fundado em 1941, o Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba é uma referência na formação profissional. No ano passado, por exemplo, o colégio formou mais de 500 novos técnicos, dos quais 60% já foram encaminhados para o mercado de trabalho com carteira assinada. Além disso, 20% dos formados ingressaram no ensino superior e outros 20% escolheram outra profissão. A escola técnica conta com 32 laboratórios específicos para os cursos de Biotecnologia, Edificações, Mecânica, Meio Ambiente, Eletrônica, Eletromecânica, Manutenção Automotiva e Química. O Centro oferece mais de mil vagas de estágio e atualmente atende 2.259 estudantes do ensino técnico integrado ao Ensino Médio e ensino técnico subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio. A Secretaria da Educação vai divulgar no mês que vem o cronograma de matrículas para o segundo semestre para os cursos subsequentes. Já as matrículas para os cursos integrados acontecem junto com as matrículas do ensino regular de 2020. (Repórter: Priscila Paganotto)