Receita Estadual do Paraná apreende mercadorias sem nota fiscal, em Curitiba

10/07/2019
A equipe de fiscalização volante da Delegacia Regional da Receita Estadual de Curitiba apreendeu veículos que faziam transporte irregular de mercadorias como sucata de alumínio, rodas de liga leve, garrafeiras e outros produtos, no valor de 325 mil reais. A irregularidade resultou em mais de 156 mil reais em autos de infração, para recuperar o ICMS sonegado nas operações. A operação, nesta semana no Posto da Polícia Rodoviária Federal de Taquari, faz parte de um esforço concentrado da Receita Estadual para combater a sonegação, que afeta diretamente os cofres públicos.
O diretor da Receita, Luiz Moraes Junior, disse que as ações não se restringem à fiscalização no trânsito de mercadorias pelas rodovias paranaenses. Segundo ele, o órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Fazenda, está intensificando também a fiscalização direta nos estabelecimentos comerciais, em um esforço que pretende enfrentar a concorrência desleal entre as empresas.

As equipes volantes da Regional da Receita Estadual em Curitiba contabilizam, desde o início deste ano, a apreensão de 9 milhões e 790 mil reais em mercadorias que estavam sendo transportadas com irregularidades na documentação fiscal. O resultado desse trabalho é um total de 528 autos de infração, com a recuperação de 4 milhões e 700 mil reais em ICMS e multas para o governo do Estado. (Repórter: Priscila Paganotto)