Ratinho Junior afirma que o atual formato de pedágio não fica um segundo a mais no Paraná

21/05/2021
27 de novembro é a data definitiva para o fim do atual modelo de concessão de rodovias no Paraná, implementado há mais de duas décadas, em 1997. Por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, independentemente da velocidade do novo processo licitatório em andamento, projetado em parceria com o Governo Federal, as empresas que administram os trechos precisam encerrar os serviços no último dia do acordo. A afirmação foi feita durante a coletiva de imprensa nesta sexta-feira, no Palácio Iguaçu, em que o governador confirmou que o novo processo de pedágio nas estradas que cortam o Paraná será baseada na menor tarifa oferecida ao usuário, sem limite de desconto na disputa na Bolsa de Valores, ajustando a modelagem de acordo com o anseio da sociedade paranaense. Com isso, o Ministério da Infraestrutura, responsável pela elaboração do projeto, deixa de lado o chamado modelo híbrido, organizado em torno da menor tarifa de pedágio mas com limite de desconto, seguido de maior valor de outorga. Segundo o Ratinho Junior, o Governo do Estado trabalha para dar a maior celeridade possível ao processo para que não haja um hiato entre os contratos.// SONORA RATINHO JUNIOR.// A partir da próxima segunda-feira, técnicos do Ministério da Infraestrutura e da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística começam a série de reuniões para encaminhar os ajustes da nova proposta. Entre os pontos, estão a formatação dos descontos e de como será feita a caução pelas empresas vencedoras. A intenção é finalizar o caderno de encargos em até 30 dias. O secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que o paranaense terá a menor tarifa possível e uma série de obras à disposição. // SONORA SANDRO ALEX.// Serão mais de 3 mil e 300 quilômetros de rodovias concedidas, entre estaduais e federais, e mil e 800 quilômetros de duplicações. O projeto prevê 42 bilhões de reais em investimentos nos próximos 30 anos. (Repórter: Sérgio Aguiar)