Quitandinha adere a projeto que leva para alunos ações de valorização de atrativos locais

03/05/2024
O município de Quitandinha, na Região Metropolitana de Curitiba, formalizou nesta sexta-feira a adesão ao projeto Turismo na Escola, do Governo do Estado. Desenvolvido pela Secretaria do Turismo do Paraná, em parceria com municípios e as Instâncias de Governança Regionais, a iniciativa capacita professores para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, com foco no turismo local. A próxima etapa será a definição das escolas municipais que vão adotar o projeto. Pertencente à Região Turística Rotas do Pinhão, Quitandinha é a segunda cidade a aderir ao Turismo na Escola neste ano. O primeiro foi Rio Negro, na região Sul, que também pertence à região Rotas do Pinhão e onde 13 escolas municipais participam da iniciativa. No ano passado, mil 370 alunos de oito escolas municipais da Região Turística Vales do Iguaçu foram impactados com o desenvolvimento de 30 projetos dentro dessa temática. A assinatura do acordo entre a Secretaria de Turismo e Quitandinha ocorreu durante o 1º Workshop de Turismo da cidade. O evento tem como objetivo sensibilizar profissionais do setor, empreendedores locais e gestores municipais sobre a importância de ter as atividades ligadas ao turismo cadastradas no Cadastur. Esse é um sistema criado pelo Ministério do Turismo com o objetivo de formalizar, ordenar e promover a qualidade dos serviços turísticos, fomentar o desenvolvimento do setor e facilitar o acesso ao crédito a empresas e profissionais credenciados. Até o final do mês de abril, mais de 10 mil e 500 empreendimentos e profissionais do Paraná já constavam no sistema. O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. (Repórter: Gabriel Ramos)