Publicações avaliam controle da mancha branca do milho

20/03/2020
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater coloca à disposição do setor produtivo dois boletins técnicos contendo avaliações de fungicidas utilizados para o controle da mancha branca do milho segunda safra. As obras trazem resultados de ensaios realizados nos principais centros produtores do Paraná, no período de 2016 a 2019. De acordo com o engenheiro-agrônomo Adriano Augusto de Paiva Custódio, há mais de 40 anos vem sendo relatada a presença de mancha branca em lavouras de milho, mas a doença cresceu em importância e se tornou a mais importante doença foliar da cultura nos últimos anos.
Segundo ele, para controlar doenças foliares nas lavouras de milho os produtores fazem aplicações de fungicida e, por isso, é importante que estudos avaliem o modo e a eficiência do cada produto.
O Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento estima 2 milhões e 200 mil hectares cultivados com milho nesta segunda safra, com expectativa de colher em torno de 12 milhões e 400 mil toneladas. A primeira obra apresenta resultados da avaliação de fungicidas nas safras 2016 e 2017 em Londrina e Campo Mourão. Já a segunda, abrangendo os anos de 2018 e 2019, é resultado de uma rede de ensaios ampliada, envolvendo outras 12 entidades que conduziram experimentos em 13 municípios do Estado. No total, os estudos analisaram o desempenho de 23 tratamentos. A lista completa de instituições envolvidas no estudo e o link para os documentos estão nas páginas agricultura.pr.gov.br e iapar.pr. (Repórter: Rodrigo Arend)