Prova Paraná contribui para definir ações de melhoria da aprendizagem

18/04/2019
A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da Prova Paraná. A avaliação é inédita e possibilita um diagnóstico sobre quais são os conteúdos que os alunos estão aprendendo, e sobre quais são as dificuldades de aprendizado. Todos esses dados são verificados por série e por escola, de modo que as equipes gestoras tenham em mãos relatórios detalhados sobre a aprendizagem dos alunos. O secretário estadual da Educação, Renato Feder, disse que o grande diferencial da Prova Paraná é que ela tem o caráter de diagnóstico, com uma proposta de pautar as ações pedagógicas em evidência sobre o aprendizado. As informações da Prova Paraná possibilitam até mesmo que as escolas identifiquem as principais defasagens de aprendizado por turma e direcionem ações pedagógicas para atender àquela necessidade específica. Participaram da primeira edição da Prova Paraná 435 mil estudantes de 2.048 escolas da rede estadual. Os resultados revelaram que os alunos têm mais dificuldades com Matemática do que com Língua Portuguesa. A segunda edição da prova Paraná acontece no dia 11 de junho e vão ser aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática a alunos do segundo e quinto, e do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a quarta série do Ensino Médio. A Secretaria da Educação desenvolveu um portal com os relatórios dos resultados obtidos na Prova Paraná por aluno, por turmas e por escola, que podem ser utilizados por professores, gestores escolares e Núcleos Regionais de Educação. As informações podem ser consultadas no endereço www.provaparana.pr.gov.br. (Repórter: Juliano Gondim)