Prova Paraná chega a toda a rede estadual e escolas municipais do Estado

11/06/2019
Uma verdadeira força-tarefa foi instalada nesta terça-feira para a realização da segunda edição da Prova Paraná. A avaliação desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte foi aplicada em todas as escolas da rede estadual e nas escolas municipais de 398 cidades. A capital do Estado não aderiu ao programa por já possuir um sistema próprio de avaliação. A estimativa da Secretaria da Educação é de participação de cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual e 250 mil das redes municipais. Para o superintendente da Educação, Raph Gomes Alves, a ampla adesão à Prova Paraná é apenas um dos pontos positivos da avaliação. Outro ponto de destaque é o planejamento das ações em sala de aula, com base no diagnóstico mais preciso que a Prova oferece sobre como os alunos estão aprendendo cada conteúdo. O superintendente reforça, ainda, que é a primeira vez que o Paraná tem um instrumento diagnóstico disponível para todas as escolas e todos os professores.// SONORA RAPH GOMES ALVES//Entre as ações já em desenvolvimento pela Secretaria da Educação do Paraná, para auxiliar as escolas nesse trabalho, estão a Tutoria Pedagógica, as formações de professores e a elaboração de material de apoio. Ketlyn Santos, de 15 anos, é aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Amyntas de Barros, na Região Metropolitana de Curitiba, onde mais de 800 estudantes fizeram a Prova Paraná. De acordo com ela, a prova ajuda a revisar o conteúdo passado em sala de aula.// SONORA KETLYN SANTOS//Matheus de Paula, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, disse que se sente mais preparado para completar o ano de estudo.// SONORA MATHEUS DE PAULA//Uma das grandes novidades dessa segunda edição é a Prova Paraná – Fluência, uma avaliação voltada para cerca de 127 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes municipais e da rede estadual. O objetivo foi verificar a fluência de leitura das crianças em fase de alfabetização. Da mesma forma que a Prova Paraná, a versão Fluência também é disponibilizada gratuitamente pela Secretaria para todas as 2.900 escolas municipais que aderiram. A professora na Escola Municipal José Brunetti, Solange Cristina, que aplicou a Fluência para 90 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, destacou a inovação da ferramenta.// SONORA SOLANGE CRISTINA//A Prova Paraná Fluência é totalmente por aplicativo de celular desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O aplicativo pode ser baixado no próprio celular do aplicador, sem custo algum. A correção das provas também são pelo aplicativo de celular Corrige, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia e Inovação Educacional da Secretaria. A segunda edição da Prova Paraná atinge estudantes do 5° ao 9° anos do Ensino Fundamental, da 1ª à 4ª séries do Ensino Médio Integrado Profissionalizante e Formação de Docentes, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. A prova avalia conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões para cada disciplina. (Repórter: Priscila Paganotto)