Protagonismo e apoio: inscrições para o programa Aluno Monitor estão abertas

20/05/2024
O programa Aluno Monitor, da Seed, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, está com matrículas abertas. O projeto oportuniza aos estudantes do Ensino Fundamental, anos finais, e do Ensino Médio atuarem como monitores, tornando-os agentes colaborativos no processo de sua própria aprendizagem e de seus colegas. Também fortalece o currículo dos participantes para inserção no mercado de trabalho e facilita a participação em programas do Governo, como o Ganhando o Mundo. Os interessados têm até 7 de junho para fazerem a matrícula, diretamente nas instituições de ensino nas quais estejam matriculados. O Aluno Monitor tem como objetivo principal fortalecer o exercício da liderança e o protagonismo estudantil no espaço educacional. Registrando expressiva expansão desde o seu lançamento, o programa contou com a participação de mais de 28 mil alunos em sua última edição, que aconteceu entre 2023 e 2024, número 27,2%% maior do que na edição anterior, quando cerca de 22 mil alunos participaram. Presente em mil 765 colégios de todo o Paraná e somando duas mil 665 turmas atendidas, o programa registrou em torno de 55 mil matrículas entre 2023 e 2024. Com algumas novidades, esta edição oferecerá carga horária diferente, com matrículas trimestrais e não anuais como anteriormente. Com isso, será possível ao aluno adequar a monitoria à sua agenda, possibilitando a escolha do tempo que deseja dedicar ao programa. Com matrículas interdependentes, válidas por três meses, os estudantes terão computadas 40 horas por trimestre. Caso desejem permanecer na mentoria, podem matricular-se novamente, tendo contadas mais 40 horas, e assim sucessivamente até atingirem as 120 horas totais do programa. Para participar do Aluno Monitor, o estudante deve manifestar interesse junto aos professores ou à secretaria da escola na qual esteja matriculado. O processamento da matrícula é, então, conduzido à diretoria da escola que direciona o estudante à turma na qual haja demanda pelo trabalho. Em relação ao perfil do monitor, é necessário que o estudante seja proativo, tenha facilidade no componente curricular escolhido para atuação e bom relacionamento com os colegas. Vale ressaltar, porém, que a escolha pelo componente no qual deseja atuar é livre, devendo, entretanto, passar por encaminhamento do diretor responsável. (Repórter: Gabriel Ramos)