Propriedade rural de Apucarana vira referência regional na produção de tomate orgânico

10/05/2024
Odete e José Valdomiro da Silva são produtores de tomate orgânico em Apucarana. A produção sem agrotóxicos começou em 2018 e desde então o casal tem conseguido não apenas se manter, como também gerar trabalho para os filhos. A boa produtividade e lucratividade do cultivo chamam a atenção. Ao todo, eles cultivam 13.500 pés de tomate em nove estufas. Cada uma delas produz, num período de três meses, 340 caixas de 20 kg de tomate. Toda a produção da propriedade, de 1,5 alqueire, é vendida na Feira do Produtor, mercados e sacolões de Apucarana, Associação de Produtores de Uraí e para uma empresa de produtos orgânicos de São Paulo. Segundo o casal, algumas vezes falta produção para atender aos pedidos. O volume chamou a atenção do prêmio Orgulho da Terra 2023, que deu ao casal a vitória na categoria agricultura orgânica. A premiação é organizada pelo Grupo RIC, em parceria com o IDR-Paraná e a Ocepar. Nesta semana o casal também recebeu agricultores e estudantes da região para uma Tarde de Campo. Os visitantes puderam conhecer toda a rotina do trabalho na propriedade. O evento foi dividido em quatro baterias por onde passaram 162 visitantes de treze municípios. Em outras duas baterias os visitantes tiveram informações a respeito da importância da qualidade de mudas e porta-enxertos, além de conhecerem a variedade de tomate cereja “bosco”.. Eles participam do grupo Gurucaia que tem sete famílias de produtores de Apucarana e Arapongas, três já certificados e quatro em processo de transição do sistema convencional para o orgânico. O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa que para valorizar produtores rurais e técnicos agrícolas comprometidos com as boas práticas do agronegócio, que levam em conta os pilares social, ambiental e econômico. (Repórter: Gustavo Vaz)