Propostas ambientais da Ponte de Guaratuba serão abertas na próxima sexta-feira
05/02/2021
O DER, Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, vai abrir na próxima sexta-feira, as propostas dos estudos ambientais e preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e os acessos, no Litoral. O investimento estimado é de cerca de 4 milhões e 800 mil reais e será realizado em parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento, dentro do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
Os consórcios ou empresas interessados têm até 12 de fevereiro para entregar as propostas. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 4 horas da tarde, no auditório do 1º andar da sede do DER-PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet.
Houve um pequeno adiamento no prazo, já que a abertura anterior estava marcada para a próxima terça-feira, dia 9. De acordo com o DER-PR, a extensão do prazo respeita a complexidades da elaboração dos orçamentos de alguns serviços, como as sondagens e investigações no leito do mar. Com isso, as empresas terão mais tempo para moldarem as propostas de forma mais consistente.
A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço, seguindo os critérios estabelecidos no edital.
O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER-PR.
O prazo previsto para execução é de 420 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. Os resultados do Estudo do Impacto Ambiental serão apresentados em audiência pública após a conclusão.
Segundo o edital, um dos imperativos é que a obra tenha harmonia com as estruturas vizinhas, integração com o meio ambiente, e formas e revestimentos adequados. O tipo estrutural escolhido deve ser aquele que melhor atenda à interação solo-estrutura e que apresente maiores vantagens, após avaliação técnica e econômica de todas as variáveis envolvidas. Após essa etapa, o DER-PR fará as contratações dos projetos básico e executivo.
A Ponte de Guaratuba está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e é uma das prioridades do Governo para a transformação do Litoral. Entre os motivos para a realização da obra estão ganhos para a indústria do turismo, a possibilidade de desenvolvimento econômico, facilidade de trânsito e integração de serviços entre os municípios de Matinhos e Guaratuba. Atualmente a travessia é feita com o ferry-boat. (Repórter: Flávio Rehme)
Os consórcios ou empresas interessados têm até 12 de fevereiro para entregar as propostas. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 4 horas da tarde, no auditório do 1º andar da sede do DER-PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet.
Houve um pequeno adiamento no prazo, já que a abertura anterior estava marcada para a próxima terça-feira, dia 9. De acordo com o DER-PR, a extensão do prazo respeita a complexidades da elaboração dos orçamentos de alguns serviços, como as sondagens e investigações no leito do mar. Com isso, as empresas terão mais tempo para moldarem as propostas de forma mais consistente.
A licitação acontece na modalidade Seleção Baseada na Qualidade e Custo, em que a vencedora será selecionada de acordo com as melhores propostas técnicas e de preço, seguindo os critérios estabelecidos no edital.
O edital prevê a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental e de estudos preliminares de engenharia, utilizando como base o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental da Ponte de Guaratuba, já concluído e aprovado pelo DER-PR.
O prazo previsto para execução é de 420 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. Os resultados do Estudo do Impacto Ambiental serão apresentados em audiência pública após a conclusão.
Segundo o edital, um dos imperativos é que a obra tenha harmonia com as estruturas vizinhas, integração com o meio ambiente, e formas e revestimentos adequados. O tipo estrutural escolhido deve ser aquele que melhor atenda à interação solo-estrutura e que apresente maiores vantagens, após avaliação técnica e econômica de todas as variáveis envolvidas. Após essa etapa, o DER-PR fará as contratações dos projetos básico e executivo.
A Ponte de Guaratuba está no imaginário do paranaense desde a promulgação da Constituição do Estado, em 1989, e é uma das prioridades do Governo para a transformação do Litoral. Entre os motivos para a realização da obra estão ganhos para a indústria do turismo, a possibilidade de desenvolvimento econômico, facilidade de trânsito e integração de serviços entre os municípios de Matinhos e Guaratuba. Atualmente a travessia é feita com o ferry-boat. (Repórter: Flávio Rehme)