Promoção do Estado e campanhas educativas pautam comunicação do governo

26/12/2019
Campanhas direcionadas para a promoção do Paraná para atrair novos investimentos, divulgar atrações turísticas e as ações educativas para sensibilizar a população pautaram a comunicação do Governo do Estado em 2019. Na avaliação do secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, a pasta trabalhou com um orçamento enxuto para levar a informação ao cidadão de forma transparente, rápida e acessível.// SONORA HUDSON JOSÉ.//



A Agência de Notícias do Paraná, canal oficial de divulgação das ações do Governo do Estado, publicou cerca de 4 mil e 300 notícias entre janeiro e dezembro deste ano. A página xoops.celepar.parana/migracao/secs_aenoticias teve 5 milhões e 100 mil visualizações no período e um milhão e 500 mil novos usuários. No local, são publicadas matérias, imagens, áudios e vídeos de todos os órgãos, secretarias, empresas públicas e autarquias da administração estadual. As campanhas preventivas também recebem atenção especial, com foco em ações educativas para o trânsito e mobilizações na saúde. Uma das principais iniciativas da Comunicação foi a divulgação do turismo do Paraná, com a criação de um canal exclusivo com informações sobre as regiões, destinos e os diferentes segmentos turísticos presentes no Estado. O portal Viaje Paraná, o www.viajeparana.com, concentra, até agora, atrações em 181 cidades. Segundo o secretário Hudson José, o governo dá grande atenção ao turismo por ser um elemento importante para alavancar a economia e gerar emprego e renda para a população.// SONORA HUDSON JOSÉ.//



Da mesma forma, a Rádio e Televisão Educativa do Paraná foi transformada na TV Paraná Turismo, com a proposta de se tornar o canal de promoção do turismo do Paraná. Na área da Cultura, a secretaria atuou para descentralizar os projetos e ações, para atingir o público de todas as regiões do Estado. Entre maio e julho, a Superintendência de Cultura realizou Audiências Públicas nas oito macrorregiões do Estado, com a participação de mil e 500 pessoas, entre agentes culturais, gestores municipais, artistas, conselheiros de cultura e representantes do setor. As discussões das audiências públicas foram para traçar o Plano Estadual de Cultura e também nortearam o edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, Profice, divulgado em outubro. O programa vai destinar 33 milhões de reais em renúncia fiscal para patrocinar projetos culturais no biênio 2020-2021, 10% a mais que no edital anterior. Um diferencial desta edição é que metade do valor é para patrocinar projetos de fora de Curitiba, que até então concentrava 70% do recurso. Além disso, de acordo com o secretário Hudson José, foi diminuído o teto de patrocínio, que era de um milhão de reais e passou para 350 mil.// SONORA HUDSON JOSÉ.//



Com a medida, o Balé do Teatro Guaíra, que comemorou 50 anos neste ano, teve a oportunidade de realizar apresentações por todo o Estado. A Orquestra Sinfônica do Paraná também fez uma turnê pelo interior em 2019. Além disso, o projeto Cinema da Praça, que contou com apoio do Instituto Renault, percorreu 33 municípios em três meses, exibindo filmes ao ar livre em cidades que não têm salas de projeção. (Repórter: Amanda Laynes)